NA FORÇA AÉREA
Assim como o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira faz parte das organizações denominadas como Forças Armadas.
O Artigo 142 da Constituição Federal de 1988 define: “as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República”.
Desse modo, fica claro que a Força Aérea é uma dentre as Forças Armadas do Brasil, subordinada diretamente ao Ministério da Defesa.
A Força Aérea Brasileira é uma instituição militar. Por isso, existem muitas peculiaridades que a diferenciam de um trabalho convencional. Entretanto, deve-se destacar que há, também, semelhanças quando comparamos o expediente na FAB com o serviço em segmentos comuns.
Apresentação pessoal
Forma pela qual a aparência do militar é avaliada. Uma vez que todo militar é uma representação da Força, ele deve seguir um conjunto de normas e diretrizes que norteiam o comportamento exemplar que é esperado do militar.
Serviços
A escala de serviço é algo que faz parte da vida militar. Não há remuneração extra para isso, uma vez que a dedicação exclusiva é um pré-requisito da carreira na caserna.
Missões
Ser militar é uma atividade permanente. Desse modo, missões são designadas com frequência e, em muitos casos, sem aviso prévio.
Condicionamento físico
Uma vez que as atividades militares exigem uma boa condição física, é necessário que o militar esteja bem fisicamente. Para isso, os treinamentos físicos fazem parte da rotina diária.
Conheça as principais escolhas da Força Aéreas Brasileira (FAB) e saiba os períodos dos Exames de Admissão.
VENHA FAZER PARTE DA FAB!
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), equivale ao ensino médio regular e prepara o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB).
➟ Veja mais!
A Academia da Força Aérea (AFA) é conhecida como “Ninho das Águias” e está sediada em Pirassununga, interior de São Paulo. A AFA faz parte da estrutura do Comando da Aeronáutica e tem como objetivo a formação dos líderes da Força Aérea Brasileira (FAB): Os Oficiais de Carreira da Aeronáutica. Os cursos de formação da AFA se dividem em Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Curso de Formação de Oficiais Intendentes e Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica.
Fundado em 1950, pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é uma Instituição Federal de Ensino Superior subordinada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e é destinada a ensinar engenharia.
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) é uma instituição de ensino militar que tem como missão a formação, capacitação e adaptação militar de pessoal, preparando profissionais competentes e atualizados para desempenharem funções de relevância no Comando da Aeronáutica.
Um Especialista da Aeronáutica é um militar formado em um dos 16 cursos da EEAR. O objetivo desses cursos é busca da especialização na área desejada.
➟ Veja mais!
Quadros de Oficiais da Reserva nas Forças Armadas são compostos por militares que, após cumprir o tempo de serviço ativo, passam para a reserva.
Quadro de Sargentos da Reserva nas Forças Armadas são compostos por militares que, após cumprir o tempo de serviço ativo, passam para a reserva.
O Comando da Aeronáutica iniciará o processo seletivo para Convocação e Incorporação de Profissionais de Nível Fundamental, com vistas à Prestação do Serviço Militar Temporário, em caráter voluntário.
O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência ou através de Website (dependendo da região do Brasil).
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) é uma instituição do Exército Brasileiro que oferece formação militar para jovens interessados em se tornarem oficiais da reserve, assim preparando esses aspirantes para ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e contribuir para a doutrina militar