INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME)

Situado na Praia Vermelha, bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

Atualmente, o IME forma oficiais engenheiros militares da ativa e da reserva, sendo que a graduação em engenharia tem a duração de 5 anos, e a formação militar tem a duração de 5 anos para os optantes pela carreira e de 1 ano para os optantes pela reserva. Além disso, o Instituto também admite engenheiros (as) formados (as) em instituições civis. Após um curso de 1 ano, esses profissionais ingressam no QEM (Quadro de Engennheiro Militar).

O ano de 1997 marcou o início da participação feminina, para concludentes do segundo grau e para engenheiras formadas. O acesso aos cursos oferecidos pelo IME é realizado em absoluta igualdade de condições com os homens.

A opção pelo serviço ativo permite que o formando siga a carreira militar até atingir o posto de General-de-Divisão.

Os formandos, que optam pela reserva, podem, ao final do curso, realizar um estágio de até seis anos como Oficiais da Reserva convocados. Após esse período, os mesmos retornam ao mercado de trabalho, com uma importante bagagem profissional.

Principais requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • ambos os sexos;
  • idade de 17 a 22 anos;
    ter concluído o ens. médio por ocasião da matrícula;
  • Salário de R$ 1.700,00 até o 4° ano, a partir do 5° ano, faz o curso como 1° tenente, recebendo o respectivo soldo.


As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de agosto e setembro. São oferecidas 10 (dez) especialidades de Engenharia e os cursos tem duração de 5 (cinco) anos. O concurso compõem-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

Laboratório IME
Noite IME
Vista do alto IME